logo

Mulheres recebem capacitação gratuita com curso de embutidos e defumado de frango


Por Monique Esposito (Estagiária) | Assecom

1167 Acessos

Mulheres recebem capacitação gratuita com curso de embutidos e defumado de frango

Com intuito de qualificar e gerar renda, a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Pecuária e Abastecimento (SEMAPA) de Alto Araguaia (MT), em parceria com o Sindicato Rural, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads) capacitou 15 mulheres com o curso de derivados de frango embutidos e defumados.

O curso teve 40h de duração onde foi apresentado desde técnicas de desossa até a defumação. Este é o quarto curso oferecido pela Semapa e parceiros. De acordo com o secretário, João Dias de Freitas, é um comprometimento da gestão “que se preocupa em capacitar os cidadãos, principalmente os da agricultura familiar dando opções de trabalho e renda”, disse.

Para a moradora do Parque do Cerrado, Alessandra Almeida de Oliveira, que já possui 56 certificados de capacitação e usa de todo conteúdo aprendido, a curso de derivados além do aprendizado traz mais opções para renda familiar. “O defumado de frango foi uma experiência nova para mim, na aérea em que já me qualifiquei em defumado de suíno. Estou fechando um ciclo de aprendizagem, o curso foi muito bom, aproveitei bastante”, contou.          

O instrutor do curso, Bruno Castro da Silva, explicou que no curso as alunas aprenderam deste como fazer a desossa, até a finalização e que o objetivo principal é gerar emprego e renda ao pequeno agricultor familiar. “São uma série de produtos que o aluno aprende a fazer durante o curso, a defumação de linguiça, salame, recheados, fizemos também nuggets e hambúrguer”, descreveu.

Amélia Freitas, aluna e parceira do curso, cedeu a propriedade para realização do curso contou que para ela é uma conquista a mais para aprimorar a renda, já que produz o frango, a foliosa e agora irá produzir e entregar o frango pronto. “Já fiz olericultura, avicultura básica em sistema caipira, que é o aproveitamento da sobra da horta, e o curso processamento de derivados defumados e embutidos de frango veio em boa hora”, disse.